domingo, 25 de março de 2012

Dilma e os empresários.


Acabei de assistir o programa "Globo News Painel", o qual tratava de um assunto importante que foi pauta da última semana na política. Nossa presidenta Dilma se reuniu com os empresários mais importantes do país para discutir sobre medidas necessárias ao fortalecimento da indústria brasileira.

Em meio ao debate, três de alguns dos empresários da reunião de Dilma se encontravam no estúdio do programa, e era possível observar suas respectivas opiniões com relação ao tema. Prestei bastante atenção aos comentários, e fui anotando tudo o que conseguia, e as palavras que não conhecia. É quase certo que no ENEM ou em algum vestibular, caia uma questão sobre o assunto.

Pelo que pude entender, o que vem prejudicando a indústria brasileira é o alto nível de importação, gerando empregos nos países estrangeiros e prejudicando a economia interna. Os estados querem a valorização das importações, medida essa que como já foi dito antes, iria contra os ideais de Dilma. Isso foi o que um dos empresários declarou.

O câmbio foi posto como um dos grandes vilões da história, por ter levado os países da Europa no século XX a ingressarem na grande guerra. Esse mesmo empresário fez a seguinte afirmação "A valorização da moeda está matando a indústria."

Por fim, o apresentador William Wack lançou uma pergunta para que os convidados respondessem: "A solução de todo esse problema financeiro se daria pela transformação política ou pela sociedade civil?"
Arrisco em afirmar que nenhum problema monetário pode ser dado apenas através da sociedade civil. É necessário que o governo crie projetos junto aos empresários como a valorização da exportação, afim de gerar novos empregos, e medidas que tornem o investimento interno atraentes para a indústria.

Foi isso o que eu entendi =)

Um comentário:

  1. Muito boa essa ideia de resenhar o Globo News Painel. É um programa bastante interessante. Leve adiante a ideia! De repente você pode fazer a mesma coisa com outros programas também. Tipo, quando o Galeno falar lá no Estúdio i... se bem que acho que você não é lá tão fã dele... hehehe.

    ResponderExcluir