sexta-feira, 23 de março de 2012

A vestibulanda

Bom, esse ano vem sendo bem complicado para mim em termos de futuro. Meu último ano na escola, vestibulanda, neurótica, precisa passar pra uma Federal. Eu poderia ter vários problemas na vida como ter o nome sujo no SPC, filhos para criar ou estar prestes à ser despejada de casa, mas não... Eu preciso passar para uma universidade!

Claro, você que está lendo isso deve estar querendo me dizer "Calma, Luani! É só estudar que você consegue." Beleza, mas onde a gente colhe vontade? Minha escola, no português mais chulo possível, está cagando pra mim e pra o que eu penso da vida. Pra eles, sou mais uma no meio da massa de manobra. No cursinho pré-vestibular particular, alguns professores entram na sala inflados pelo ego, se achando no direito de menosprezar as escolhas e opiniões dos alunos. Professor não é dono do saber, é canal de conhecimento!

Sabe aquela sensação de se sentir a pessoa mais burra do mundo? É assim que eu me sinto na escola, ou nos cursinhos. Nerd's insuportáveis criados em colégios particulares, acostumados desde pequenos com o conhecimento dado de bandeja. Esses babacas estão muito mais a frente de mim, pobre de escola pública que cresceu se fodendo pra aprender matemática ou chorando por não ter professor.

Durante boa parte da vida, estudei em um colégio particular, e tive tudo o que precisava. Até mesmo preconceito. A partir da sétima série por questões pessoais, fui obrigada a mudar para um Estadual, e começar um ensaio do mundo dos ferrados. Aqueles que precisam correr atrás das coisas pra conseguirem chegar ao objetivo. Perdi o preconceito. Abri os olhos pra política, pra leitura e pra realidade.
É preciso perder algo, pra que se comece a dar valor. Meu caso não se relaciona apenas ao valor teórico, mas ao engajamento social, e às críticas ao sistema.

Enfim, tenho medo. Quero fazer Jornalismo, e foda-se o que você pensa sobre isso, sério. Cansei das críticas negativas, sou imatura e não gosto de críticas negativas! Já sei dos riscos e das possíveis consequências, mas se eu não arriscar, quem arriscará por mim? Levo essa insegurança na mochila à caminho do cursinho todos os dias, e sei que faz parte dessa fase. Só queria pedir uma coisa pra Deus, UMA coisa: Ilumina minha mente, eu preciso passar pra uma Federal!!!!!!
O resto a gente se vira.
PS:(Essa é a deixa pra vocês comentarem em baixo: Imagina Luani, você vai passar sim!)
PS2:(É sério, gente. Preciso de incentivos.)

2 comentários:

  1. Luani, tenho fé em você. Sei que mal nos conhecemos, e só pelo meio virtual, mas acredito que já dá para ter uma ideia razoável da sua inteligência, do seu talento comunicador, da sua intimidade com as palavras. Tudo, é claro, pode ser aperfeiçoado - sempre, até os nossos últimos dias - com muita dedicação e carinho, e creio que você se dedicará com carinho e empenho para se qualificar, primeiro para passar para uma Federal, depois para fazer um bom curso, até se tornar a excelente profissional que eu acho que você tem tudo para ser. Nós nos beneficiaremos de uma jornalista com sede de um mundo e um país mais justo e virtuoso, transmitindo as notícias com honestidade e espírito cidadão. Torço por você, e boto fé!

    ResponderExcluir
  2. Como vestibulanda também sinto a mesma coisa. Meu pai não tinha dinheiro para poder pagar um colégio particular para mim então fui para o ensino público a partir do ensino médio. Além de não termos base nenhuma, viver em greve tenho que conviver com colegas que não tão nem aí para o estudo, só estuam por obrigação. Além do mais não gosto muito da escola e sinto que as pessoas se aproveitam de mim pq sou inteligente. Mas sei que vou, ou melhor, que vamos enfrentar muitas pessoas riquinhas, que tiveram tudo de melhor no ensino. Mas eu acredito que tudo depende de nós Luani, da nossa força de vontade de estudar. Eu tenho certeza que tanto você como eu, iremos passar na universidade!!!
    Mil beijos!!!

    ResponderExcluir