quarta-feira, 28 de março de 2012

Desigualdade Social no Brasil

A desigualdade social é um problema recorrente durante anos no Brasil. O país do crescimento econômico dos últimos tempos, da Copa 2014 e Olimpíadas 2016 dispõe em escala absurda desse problema, que afeta milhões de brasileiros.

É possível analisar desde o "surgimento" da nação, ou saqueamento dos portugueses aos povos nativos, uma imposição de poder sobre os menos favorecidos por parte da classe exploradora. Mais a frente, a então colônia de Portugal já recebia ricos e intelectuais europeus para o povoamento da cidade do Rio de Janeiro, centro cultural e político da época. Nos livros de história vê-se sempre a ênfase nessa classe dominante como marco para a história, nunca analisando a perspectiva dos desfavorecidos pelo sistema Monárquico.

Todo o problema da desigualdade social está relacionado à má distribuição de renda, o que gera como consequência o abrupto enriquecimento de uns, enquanto uma boa parcela da população não detém de poder algum. A desigualdade está inteiramente atrelada ao sistema capitalista, o qual estabelece como principais pilares o acúmulo de riquezas e a individualidade econômica. Em contrapartida temos o exemplo da China comunista, que apesar de se se basear teoricamente no sistema proposto por Marx, apresenta um elevado índice de desigualdade social.

Por fim, compreendemos que o tema abordado traz inúmeros fatores históricos na para a melhor compreensão do problema. Se nosso país do carnaval, do futebol e da alegria desse mais importância a problemas como este, talvez a grande massa não se tornaria uma parcela tão subjugada pela burguesia. A solução está não só consciência moral de um povo, mas em como a democracia se aplica no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário