sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Jornalismo: Loucura?


O que tem de tão especial nessa profissão que me tira o ar por alguns breves segundos?
A capacidade e o poder concedido por alguém a um ser humano de levar informação a um grupo extenso de outras pessoas, se caracteriza por um dos mais belos trabalhos do mundo.
Se uma vida se vai, a história é contada. Se uma vida vem ao mundo, é mostrada a todos de forma que esses permaneçam cientes de que há um novo ser na Terra. Há coisa mais brilhante do que contar uma história, seja ela qual for?
o jornalismo honesto pode mudar um país levando o saber e em certos casos o desejo de informar.

Tive a oportunidade de conversar com uma grande jornalista que admiro muito e tenho um carinho enorme, e depois desse dia pude entender que a profissão não é o mar de rosas que sempre imaginei, e que mesmo com trabalho árduo e horas a fio estudando a fim de me tornar a melhor jornalista do mundo, o tombo pode ser feio. Mas que tudo isso vale a pena, quando você opta por aquilo que lhe faz bem.
Infelizmente o ramo da informação é uma área muito restrita e disputada, o que significa que eu posso me tornar a aluna número um da faculdade mas quando me formar, seguir desempregada por um bom tempo.

Foi mais um tapa na cara para que eu acordasse do sonho e visse que a vida não é um conto de fadas, mas posso afirmar que tudo o que aprendi só atiçou a minha vontade de chegar no topo e fazer a diferença.

Querer ser jornalista não pelo suposto glamour, fama ou dinheiro. Querer ser jornalista pelo prazer de escrever, conversar, conhecer gente nova e diferente, comunicar, ter coragem em assumir riscos e acima de tudo ter amor pelo que me comprometi a fazer.
Passar feriados e finais de semana na redação do jornal, respeitar o sigilo de uma fonte mesmo se o rumo de sua vida estiver em jogo, ir para as ruas em busca de notícia, viver tomando café em meio ao stress caótico do dia-a-dia, ter coragem para enfrentar o que vier pela frente. Tudo isso é o que eu mais quero nesse momento da minha vida e você provavelmente deve me achar louca.

Não, eu não vou fazer um curso técnico porque "é o que está dando dinheiro no momento". Não quero me tornar mais um desses que vivem longe da família em pró de comprar um carro melhor.
As pessoas vão te dizer que você não pode fazer algo, ou que seria mais fácil se fosse por outro caminho. Eu digo que a partir do momento em que você aceita o desafio, não deve largar o osso até estar certo de que chegou aonde queria.
Quando seu coração saltar do peito em ritmo histérico, sua barriga presenciar um friozinho mágico e suas mãos tremerem de nervoso por alguma atividade, será o momento em que a sua profissão terá te escolhido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário