terça-feira, 6 de novembro de 2012

Redação ENEM 2012. Título: "Brazilian way of life": o fenômeno da imigração no Brasil

É indubitável o fato de que o Brasil passa por constantes transformações no cenário político mundial. Desde a administração portuguesa, passando pelo início da República, até os dias atuais, o país vivencia uma verdadeira gangorra financeira, da qual colapso e ascensão caminham juntamente.

Proveniente de tais fatos, o movimento imigratório para o Brasil cresce à medida que se formula um planejamento conjuntural, e o desenvolvimento socioeconômico toma deveras proporções. Partindo da ótica de quem vive em um país emergente, ao mesmo tempo em que a imigração se torna fundamental para a construção da identidade  cultural de um povo, também pode acarretar a sérios problemas sociais.

Analisando a vinda dos europeus para o país da ordem e do progresso no início do século passado, é possível afirmar a busca por melhores condições de vida, e a esperança de mudança no plano trabalhista. Entretanto, o "bum" populacional fez com que estrangeiros recém-chegados sofressem não apenas com a exploração do trabalho e as péssimas condições estruturais do campo, mas sobretudo, pela ilusão de uma terra prometida.

Passando aos dias atuais, percebemos a forte entrada de imigrantes de países vizinhos como Haiti, e até mesmo da Europa - desnorteados em meio a crise devastadora deste ano - em prol da oportunidade de uma estabilidade econômica no Brasil. Hoje, o país do futebol, carnaval e mulheres bonitas serve como vitrine para as superpotências e nações abaladas recentemente. Fruto da exposição exacerbada do "brazilian way of life", formamos uma nova parcela de habitantes, acostumada a acolher de forma sempre hospitaleira o problema e as consequências disso em nossa falta de infra-estrutura adequada.

Por fim, conclui-se que o fenômeno da imigração só se torna viável quando o desenvolvimento se concretiza, substituindo a precariedade circunstancial de uma região. A solução para o embate ainda presente entre ser a favor ou não deste processo de transição, é facilitar a entrada de estrangeiros em território nacional,(a partir do momento em que o país se veja obrigado a implantar novas medidas de infra-estrutura) e, sobretudo, o reconhecimento desse processo como símbolo de uma construção cultural, em uma estância democrática.

(Luani Mendes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário