segunda-feira, 30 de abril de 2012

Século XXI: Os limites entre o Público e o Privado.

Em meio á inovações tecnológicas do século XXI, é comum encontrar milhares de cidadãos conectados por quase um dia inteiro à internet, seja pelo computador ou celular. Jovens mergulhados em redes sociais, por inúmeras vezes ultrapassam os limites do público e do privado, sem perceber a proporção do problema.
Atualmente, as condições de acesso à internet são democráticas, permitindo a todos seu uso, mas até que ponto sobrevivem os valores éticos relacionado à vida individual?

Acostumados com a cultura da exposição ao coletivo, o brasileiro tende a aparecer entre os maiores usuários em redes sociais do mundo, dado preocupante até certo ponto. Se a vida privada já era burlada antes sem os modos cibernéticos, no mundo tecnológico torna-se praticamente incontrolável. Indo pelo preceito de que cada um sempre tomou conta da vida do outro, as redes sociais aparecem como um meio de facilitação da "espiadinha" particular. O perfil já está pronto, com todas as atividades expostas. O que impede ao usuário de invadir secretamente as informações alheias?

Não se pode generalizar e transformar as redes sociais em monstros criados para destruir o conceito privado. São também formas inovadoras que ajudam na comunicação da sociedade, tanto com relação ao entretenimento, quanto aos veículos de informação. As redes sociais são fenômenos contemporâneos, consequentes do avanço tecnológico mútuo das sociedades. Bons exemplos a serem citados foram as publicações em rede sobre manifestações no Oriente Médio, o que deu origem à Primavera Árabe no início de 2011.

É necessário o discernimento daquilo que se enquadra aos padrões aceitáveis da convivência com indivíduos diferentes, para que haja consentimento de ambos os lados. Respeito e responsabilidade civil estão atrelados ao senso moral dos usuários, facilitando assim o convívio com os amigos virtuais. O público e o privado são materiais de estudo para entender as atividades sociais em um organismo que cresce cada vez mais com o tempo. O compromisso com tais materiais vem do entendimento das possibilidades quanto ao coletivo. A linha tênue entre o certo e o errado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário