domingo, 29 de abril de 2012

Boa sorte!

Estou no terceiro ano do Ensino Médio, tenho 17 anos e já não aguento o peso da vida. Pode me bater, vai doer menos que as palavras mal-ditas por uma pessoa que amo ontem. Estudar não é peso, não é tédio, não é nada perto de tudo. Estudar enriquece a alma, e em certos momentos até alivia. O que maltrata é não saber se todo o esforço e força de vontade serão recompensados no final. Será que eu passo? E se de nada valer, qual é o propósito disso tudo?

Vou prestar vestibular pra Jornalismo, e por mais incrível que pareça, essa é a única certeza da minha vida agora. Que eu vou me foder muito até arranjar um bom emprego (tenho fé), ralar o dobro na empresa pra me destacar, ouvir desaforo de superiores, passar finais de semana e feriados de plantão na redação, viver atendendo celular e procurando um jornalista que me atraia. Pra você que é contra, me deixe quebrar a cara, talvez sirva de lição. Pra você que é a favor, eu te amo.

Você já entrou numa redação de jornal? É como se estivesse entrando num sonho, e o momento que você esbarra com jornalistas que cresceu admirando, é quando surge a necessidade de se perguntar o porque de estar ali. "Por que ele está falando comigo?" "Por que ela é tão gentil?". Perguntas bobas de adolescente embasbacada, mas é a mais pura verdade. A redação é o local mais importante de um jornal, pois é lá que a notícia nasce e toma forma, até chegar na sua casa. Não é lindo?

Não sei se todos que me aconselharam a não prestar vestibular pra Jornalismo/Comunicação Social tinham esse amor substancial pela profissão, ou só escolheram o curso porque era atraente no momento, e gostavam de escrever. Até porque, acho pouco provável que alguém que ame algo, te mande correr da coisa. Também tenho plena consciência que o mercado de trabalho é escasso, e que não se precisa mais de diploma para trabalhar na área, mas  me responde uma coisa: Você contrataria um engenheiro que é formado em economia? 

"É escasso pra qualquer profissão", me disse um professor incrível de Comunicação Social. Um caso típico são os amigos que fizeram curso técnico em Petróleo e Gás, e hoje estão aí loucos por estágio. Nada é fácil, gente. Sou otimista em acreditar que tudo o que é feito com amor, dá certo. Nunca pensou que poderia acordar todos os dias e sentir aquele frio na barriga por fazer algo que realmente adore? Esquece o dinheiro, isso é só uma consequência do seu bom empenho naquilo.

Enfim, minha primeira etapa é entrar na universidade, mesmo com todas as adversidades que a vida faz questão de colocar no caminho. É um jogo pra ver se eu vou desistir. No final espero terminar chorando e abraçando minha família, ao ler meu nome na lista dos classificados. 
"Não vou te desejar sorte, você tem talento! Tá bom... Boa sorte!" <3


Um comentário:

  1. Faça aquilo que te der prazer, senão, de nada vai valer.
    E se você não passar de primeira, não se desespere! Você ainda tem 17. Porém, não desista!

    ResponderExcluir